03 de janeiro

Saiba como proteger carga de caminhão e evitar prejuízos

Proteger as cargas transportadas é uma obrigação cotidiana do trabalho do caminhoneiro. Já que estão em jogo alguns pontos importantes, como a segurança na direção e a conservação da carga.

Mais do que apenas ter boas práticas no volante, é preciso pensar em um modelo de proteção que possa ser aplicado sobre a carga.. A movimentação do veículo, as condições do tempo e uma série de outros detalhes podem influenciar no volume. Da origem até o destino, muita coisa pode acontecer, mas cabe ao caminhoneiro fazer a sua parte na hora de proteger o que ele transporta.

Neste post, falaremos sobre a proteção de carga do caminhão! Saiba porque ela deve ser feita, como funciona e quais são os acessórios usados para isso.

Por que é essencial proteger a carga do caminhão?

Proteger a carga do caminhão é, antes de tudo, uma obrigação. Frete têm seguros que garantem cobertura caso algo aconteça com a carga, no entanto, esse valor só pode ser recuperado se houver condições mínimas de proteção comprovadas. Diante disso, contratantes de frete só fecham negócio com caminhoneiros que possam garantir essa proteção.

Além da questão burocrática, a proteção é o que garante que o material transportado chegará com segurança até o destino. Há alguns fatores que podem impactar negativamente o volume carregado, gerando a perda de parte da carga ou, até mesmo, a danificando. A seguir, veja as principais razões que fazem a proteção de carga ser essencial.

Roubos

Só em 2020 foram registrados 14 mil roubos de cargas em todo o país. Este número alto deve ser um alerta para quem está nas estradas. A proteção de cargas é também uma forma, ainda que primária, de tentar dificultar a ação de criminosos.

Condições climáticas

Passar por diferentes regiões do país expõe o caminhoneiro a todo tipo de condição climática possível. Fortes chuvas, sol intenso e frio podem ter diferentes impactos sobre a carga. Proteger a carga da ação do tempo é algo corriqueiro e fundamental para qualquer caminhoneiro,

Como proteger a carga do caminhão?

Proteger a carga não é algo difícil quando o caminhoneiro está atento e por dentro do que é necessário para evitar riscos. Desde práticas seguras até o entendimento do que é carregado, alguns detalhes fazem a diferença nessa questão.

Estacione em locais seguros

Por vezes, o cansaço ou a falta de paradas mais bem estruturadas fazem com que o motorista estacione em qualquer lugar. Áreas pouco iluminadas, sem comércio local e desertas podem ser convidativas a criminosos. O ideal é evitar esses lugares e optar sempre por paradas seguras e movimentadas.

Entenda as necessidades da carga

Quando o caminhoneiro entende o que carrega e as necessidades do produto, facilmente, ele pode agir para conservar aquela carga.

Esses são apenas alguns pontos que o motorista deve ter atenção para a proteção da carga. Além disso, para manter a segurança de carga em todas as etapas da operação logística requer a integração entre recursos humanos, sistemas de gestão e processos unificados pela gestão de riscos.

Gostou deste artigo e quer ter acesso a outros conteúdos? Nos siga nas redes sociais!

0 Comentário

Nome *

Email *

Sua mensagem *